Pontes históricas Turismo

Santa Isabel, a primeira ponte de ferro do Recife

Continuamos com a série sobre as pontes históricas do nosso centro. A primeira foi a mais antiga do Brasil, a Ponte Mauricio de Nassau,  seguimos para a passarela mais bela do centro, a Ponte da Boa Vista.  Agora é a vez de uma ponte cheia de charme e história. Acompanhe e conheça.

Sabia que a existe uma ponte no centro em que dá para observar o ponto exato em que nasce o Oceano Atlântico?

Essa é uma brincadeira conhecida por muitos recifenses que falam que os rios Capibaribe e Beberibe se juntam para formar o oceano.

Brincadeiras à parte, a Ponte Santa Isabel foi a primeira ponte de ferro a ser erguida no Recife, em 02 de dezembro de 1863,  funciona quase como uma extensão da rua Princesa Isabel, conectando a rua do Sol à rua da Aurora, no trecho entre a Praça da República (fundos do Teatro Santa Isabel) e a rua Princesa Isabel.

O projeto original foi do engenheiro francês Louis Léger Vauthier e a construção feita pelo engenheiro inglês William Martineau. Passou por uma reconstrução em 1913, durante o governo de Dantas Barreto.

Devido às enchentes do rio Capibaribe, ocorridas, respectivamente, nos anos de 1965 e 1966, sofreu danos e precisou ser reestruturada em 1967, na administração do prefeito Augusto Lucena.

Princesa ou Santa?

Há controvérsias quanto à sua verdadeira denominação, pois muitos recifenses a chamam  Princesa Isabel. Porém, o nome oficial mesmo é Ponte Santa Isabel.

A ponte é o principal acesso para o Teatro Santa Isabel e o Palácio do Campo das Princesas, sede Governo do estado. A sua beleza e imponência faz um belo contraste com o cenário urbano dos sobrados coloridos da rua da Aurora, repleto de prédios antigos e de valor histórico.

Junto com as demais pontes da cidade, formam o cartão postal que dá ao Recife sua identidade característica e única entre as demais cidades brasileiras.

2 respostas

  1. Excelente trabalho de pesquisa nos oferecendo a oportunidade de conhecer melhor a história da nossa cidade, 👏👏👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FECHADO

ABERTO

FECHADO

ABERTO

Galeria 910 - Avenida Dantas Barreto - São José, Recife - PE, Brasil

Segunda - Sexta: 08:00-18:00h
Sábados: 08:00-14:00h

Artigos Relacionados