A Ponte Mauricio de Nassau é considerada a primeira ponte de grande porte do Brasil, ainda em funcionamento, e também a mais antiga do país, foi construída a partir de 1630, a pedido do Conde Maurício de Nassau.
Vamos ingressar numa viagem no tempo, começando com a ponte Maurício de Nassau, que interliga, nos dias de hoje, a Avenida Marquês de Olinda, no bairro do Recife, à Rua Primeiro de Março, no bairro de Santo Antônio.
A história da Ponte que viu um boi voar.
Inúmeros contratempos surgiram durante a sua construção, o que causaram paralisações na obra por falta de recursos financeiros.
Com receio de ser humilhado, o Conde Maurício de Nassau, chegou, inclusive, a investir dinheiro próprio no projeto.
Faltando ainda dez pilares de pedra e com o orçamento estourado, o Conde decidiu usar madeira resistente à água ao invés de pedra. Parte em pedra, parte em madeira, a ponte é, então, inaugurada em 28 de fevereiro de 1644 com o nome de Ponte do Recife.
Nas suas extremidades foram construídos dois arcos por ordem do Conde de Nassau, dos quais um deles tinha uma porta que podia se fechar, o do Arco da Conceição, do lado do Bairro do Recife. O da outra extremidade, chamava-se Arco de Santo Antônio.
Na ocasião da inauguração da Ponte do Recife, o Conde de Nassau divulgou amplamente que faria um boi voar, atiçando, assim, a curiosidade das pessoas. A ideia era ter um grande público presente no evento e, com isso, arrecadar uma boa quantia em dinheiro com a cobrança dos pedágios, para amenizar o rombo no orçamento do projeto.
E, finalmente, ele concretizou o que dissera ao fazer passar um boi empalhado de um lado da ponte para o outro, por meio de um mecanismo de cordas e roldanas. Ninguém pode negar-lhe a esperteza, pois o evento rendeu recursos aos bolsos públicos.
Mesmo com diversas reformas ao longo dos anos, foi preciso reconstruí-la. Uma nova ponte precisou ser feita, e recebeu, dessa vez, o nome de Ponte 7 de Setembro, sendo inaugurada em 07 de setembro de 1865.
Até que finalmente, em 18 de dezembro de 1917, inaugurou-se a Ponte Maurício de Nassau, em homenagem ao seu construtor.
Em 1920, o então governador Manuel Borba, responsável por uma das últimas grandes reformas, troca todo o calçamento da ponte e encomenda as quatro estátuas de bronze de três metros de altura, dando à ponte o aspecto geral que apresenta na atualidade.
Obras de arte
A ponte possui cinco estátuas ao todo, quatro delas sobre pilares nas extremidades, simbolizando as deusas da sabedoria (Atenas ), da agricultura (Ceres), do Comércio (Hermes) e da Justiça (Têmis).
No meio da ponte encontra-se a estátua do poeta Joaquim Cardoso, em tamanho real à altura do pedestre.
Constam, também, nove brasões de Pernambuco e duas placas. Todos esses objetos feitos em ferro fundido,
Gostou de saber um pouco mais sobre essa linda ponte que nos cerca??? E aguarde que tem mais por aí. Afinal, não é à toa que Recife é denominada a “Veneza Brasileira”, haja vista contar com sete grandes pontes na região central, que gera uma comparação com a cidade europeia. E há muito a se conhecer sobre a história de cada uma delas.
2 respostas
Recife é lindo, pena que estão acabando com nossa história, falta cuidado. prado.
Boa tarde. Recife é maravilhoso!!!