Turismo

Ponte Duarte Coelho: curiosidades e histórias da famosa ponte do centro.

Seja a pé, de ônibus, veículos  ou bicicletas, milhares  de pessoas passam diariamente pela Ponte Duarte Coelho. Nesse post trazemos algumas curiosidades sobre essa ponte. Vamos conhecer?

Localizada no centro do Recife é um dos cartões postais mais famosos da cidade e liga os bairros da Boa Vista e Santo Antônio. Além disso,  tem uma das vistas mais privilegiadas da região central da cidade.

Suspensa sobre o rio Capibaribe, dela é possível ver a Rua da Aurora, a Avenida Conde da Boa Vista, a Rua do Sol, além de prédios históricos como o que abriga os Correios ou o Edifício Trianon, ambos na Avenida Guararapes.

Construída inicialmente em 1868, possuía uma estrutura metálica por onde passavam os transportes ferroviários, da Brazilian Company Limited, conhecida como Maxambomba, que tinha sua estação central localizada no Bairro de Santo Antônio. De acordo com informações da FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco), ela foi desativada em 1915 devido aos desgastes do tempo e reconstruída como a conhecemos hoje no ano de 1943.

A ponte recebeu esse nome em homenagem ao primeiro donatário da capitania de Pernambuco, o Duarte Coelho, navegador que fez dessa região uma das mais ricas do Brasil colônia. Faz parte de um conjunto arquitetônico que transforma o Recife na “Veneza Brasileira”.

Todos os anos,  a  Duarte Coelho se torna palco do maior bloco carnavalesco do mundo: o tradicional Galo da Madrugada. É no centro da Ponte Duarte Coelho que é erguida a escultura gigante que anima os foliões durante os dias de festa. O Galo tornou-se ponto turístico atraindo milhões de pessoas para participar da comemoração.

E a velha ponte resiste bravamente e saúda o ícone da festa: o Galo gigante é um símbolo do nosso carnaval e da nossa cultura.

O Recife tem muitas pontes e muita história. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos históricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atacado

ABERTO

ABERTO

FECHADO

Varejo

ABERTO

Avenida Dantas Barreto, 793 - São José, Recife - PE, Brasil

Segunda - Sexta: 09:00-17:30h
Sábados: 09:00-15:00h

Artigos Relacionados