Quem nunca ouviu a pergunta “qual chá é bom para cuidar dos ossos?” ou “qual chá é bom para dormir melhor?” ou ainda “O que tomar para perder peso?”. A ideia de que existe chás e ervas medicinais para os mais diversos problemas não deixa de ser verdade. Afinal qual família não tem suas tradicionais receitas e segredos?
Plantas, raízes, especiarias, ervas, são considerados remédios naturais e possuem efeitos benéficos, prevenindo e tratando doenças. Podem ser preparados através de infusão, como é o caso dos chás, mas também transformados em cremes, óleos, lambedores, além de serem utilizados como temperos no preparo de diversos pratos.
Chás e ervas no centro do Recife
No centro é fácil encontrar empórios e lojas especializadas nestes tipos de produtos. Como por exemplo o Empório Bandeira , Tem Tem Ervas Medicinais , Empório Ferreira Bandeira , Empório Pura Vida na Rua da Praia. Nessas lojas, se encontra produtos naturais, veganos, fitoterápicos e homeopáticos. Uma mix gigante com preços diferenciados que só no centro da cidade é possível encontrar.
O Cais de Santa Rita e o anexo do Mercado de São José concentram grande número de vendedores de ervas e plantas medicinais. Nos boxes Paraíso Das Ervas , Abraão Ervas, Pedro Ervas Medicinais em Geral e Malu e Marcone Ervas além de uma infinidade de produtos naturais, artigos religiosos, flores, tem sementes para plantio e cultivo em casa. Sem esquecer dos sabonetes e argilas bastante utilizados para os cuidados com a pele. E você ainda pode tirar dúvidas sobre o benefício de cada planta ou especiaria.
Tradição que passa de geração
Grande maioria dos boxes são administrados por famílias, contribuindo para que a tradição raizeira continue forte, em todas as épocas do ano e fortaleçam a venda de chás e ervas no centro do recife. Os mais jovens modernizaram os sistemas de vendas, passando a aceitar diversas formas de pagamento e em alguns casos ampliaram os produtos oferecidos e criaram redes sociais para comercializar e tornarem o negócio mais conhecido.
Os raizeiros garantem que suas plantas curam tudo. A camomila, para melhorar a qualidade do sono; chá de eucalipto e colônia serve para problemas como sinusite ou rinite alérgica; e para cuidar do cabelo ela deixa uma receita simples: uma mistura de babosa, jaborandi e hortelã miúda. Aplicando duas vezes na semana, deixam os cabelos hidratados e fortalecidos.
O Rei das Ervas
Ainda no Mercado, Paulo, conhecido como Rei das Ervas, mantém em seu box um bom estoque de garrafadas e lambedores caseiros, que consistem numa mistura de diversas ervas e outros produtos naturais como mel ou frutas; aromatizantes utilizados para perfumar ambientes; e óleos, que servem para massagens musculares e hidratação. Tudo feito a partir de plantas, raízes e outros produtos 100% naturais.
É importante lembrar que mesmo sendo natural, o uso desses produtos e ervas devem ser moderados e de preferência, orientados por profissionais.
Gostou? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais conteúdos exclusivos sobre o centro.
4 respostas
Amo erva medicinais
Nós também amamos. Nada mais natural
Foi muito bom
Agradecemos o elogio