Moda e cultura globalizada com jeito pernambucano. O centro do Recife é original, atemporal e totalmente plural. A diversidade convive lado a lado com o rústico, o tradicional com a vanguarda e o regional com o globalizado.
Com isso, a moda e a diversidade cultural tem presença garantida em muitas lojas do centro. Vamos conhecer e ver e descobrir a moda étnica no centro do Recife.
Você sabe o que é a moda étnica?
A moda étnica, originária de nações e povos, traz elementos fortes de uma cultura, como por exemplo tribos americanas, astecas, africanas e brasileiras. O visual é colorido com estampas, grafismos, cheio de cores, miçangas, trabalhos artesanais, bordados e texturas nos tecidos, materiais e acessórios.
Peruana: Na Rua do Rangel tem duas lojas com artigos andinos, originários do Peru. São elas a Art Peruana e a e Peru Yaqta Artesanato . Muitos produtos são feitos nas próprias lojas e customizados ao gosto do cliente. Tem bolsas, camisetas, sombreros, xales, camisas, lenços, bandanas, cristais, incensos, artigos em couro e muitos outros itens da cultura andina para fazer e até revender. A moda peruana utiliza tecidos feitos a mão, bordados próprios, tingimento natural e peças cheias de simbolismos.
Oriental: Também na mesma rua, a linha oriental se faz presente. O estilo é leve, com estampas florais, cashmere, modelagens amplas, batas e muitos acessórios. Nas lojas China Charme e na Namastê, facilmente se encontra turbantes, saias ciganas, calças típicas de odaliscas, cores alegres, geometrias, grafismos e estampas dos deuses hindus simbolizados nas peças. E na Rua do Riachuelo, tem a loja O Templo com roupas, produtos e referências da cultura indiana e oriental.
Regional: Já na Arrasta Xinela, a pegada é de brasilidade com estampas que remetem ao sertão, com cores terrosas, amarelo, silhueta solta, sem espartilho, sobreposições e estampas diversas. A estética do sertão é a estética da resistência. Da roupa em fibra do algodão até o couro das sandálias e adereços. A herança estética que o sertão nos deixou é vasta. Rendas, bordados, estampas, materiais, texturas, artesanatos. E isso se reflete na moda sertaneja.
Africana: A moda encontrada na DIOP mostra um estilo com raízes fortes na tradição africana. Presente nos vestidos, sarongue, camisas, bermudas, calças amplas e turbantes. As roupas e acessórios refletem o quanto o povo africano tem orgulho da sua própria cultura.
As estampas africanas são exuberantes. O colorido é sempre muito alegre e ao mesmo tempo tem uma atmosfera de sedução. Sem falar nas amarrações que criam peças particularmente interessantes.
Gostou das dicas? Comente aqui . A moda étnica, presente nessas e outras lojas do centro do Recife, pode e deve ser usada por todos que valorizam o conforto e a cultura. Encontre o seu estilo e boas compras,