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Grãos, sementes e cereais: quais as diferenças e onde comprar.

Você sabe diferenciar  cereais, grãos  e sementes? E para que servem e como podem ser utilizados? E onde comprar produtos de qualidades? Pensando nisso, trouxemos dicas sobre alimentos saudáveis e onde encontrá-los no centro do Recife. 
Cereais: São plantas cultivadas por seus frutos comestíveis, tal como o trigo, por exemplo, que se transforma em alimento. Podem ser integrais ou refinados.

Quais são os cereais mais nutritivos?

Arroz: O arroz pode ser encontrado em quatro versões: integrais, vermelho, negro e o sete cereais. Todos eles são ricos em fibras alimentares, o que beneficia a digestão e controle glicêmico. E as versões arroz branco e parboilizado que são refinados, com alto teor de amido é fonte de carboidratos, fornecendo energia e disposição. 
Milho: Também uma fonte de carboidrato, rico rico fibras e vitaminas do complexo B, possui agentes antioxidantes. 
Painço: Rico em proteínas, é muito indicado para a alimentação vegetariana. O painço pode ser encontrado em forma de farinha, para incluir nas preparações substituindo a farinha de trigo, ou em sua forma natural, sendo acrescido em porções de frutas, saladas, etc. 
Cevada: Fonte de fibras e vitaminas do complexo B. Fornece energia e previne o envelhecimento precoce das células.
Centeio: Sua grandeza nutricional, que inclui vitaminas e minerais, ajuda na redução da pressão arterial, favorecem a perda de peso, facilitam a digestão e promovem a saciedade. 
Trigo: Esse cereal é altamente rico em vitamina E. Contém o glúten uma proteína muito utilizada na produção  de alimentos de panificação. 
Aveia: Fonte de fibras alimentares. Indicada para controle do peso, regula o trânsito intestinal e ajuda na diminuição do colesterol e controle glicêmico.
Esses alimentos podem ser encontrados em suas formas naturais e acrescentados em saladas, porções de frutas, sucos e vitaminas. Todos também podem ser transformados em farinhas.

O que são os grãos?

Já os grãos são os resultados finais da colheita. São fontes de proteínas vegetais e, na dieta vegetariana, substituem os produtos de origem animal. 
Feijão: vitaminas do complexo B, que evitam as alterações de humor e diminuem a fadiga. E, por ser rico em ferro e potássio, ele também ajuda na prevenção da anemia e contribui com a saúde cardiovascular. 
Ervilha: Fonte de vitaminas A, do complexo B, C, E e K. Fortalece o sistema imunológico do organismo e possui baixo índice glicêmico, sendo ideal para prevenir e ajudar no tratamento de diabetes.
Grão de bico: Rico em proteínas e vitamina C, é excelente para o sistema imunológico e digestivo
Soja: Por ser uma proteína de alto valor biológico é utilizada para substituir as carnes.
Quinoa: Conhecido com um “superalimento”, a quinoa, ou quinua, como também é chamada, é um grão super poderoso, fonte de grandes nutrientes para o nosso bem-estar. Rica em ferro, ajuda na prevenção da anemia, e na redução dos níveis de colesterol no sangue.
Outros grãos: fava, amaranto e lentilha também fazem parte do grupo rico em proteínas vegetais. Todos os tipos de grãos podem ser incluídos em saladas de folhas, legumes e vegetais ou sopas. Além de compor iogurtes, vitaminas, sucos e porções de frutas tornando a refeição ainda mais saudável.

Vamos falas das  sementes ?  

Prontas para gerar novas plantas e alimentos saudáveis, são sementes vivas. Dentre as suas principais características nutricionais, elas possuem grandes concentrações de ômega 3, 6 e 9, as chamadas gorduras boas para o organismo.

Chia: Conhecida por favorecer o emagrecimento saudável, se tornou a queridinha das dietas, já que ajuda a reduzir os níveis da gordura corporal e causa saciedade reduzindo o consumo alimentar. 

Linhaça:  É recomendada para a prevenção da constipação, controlar os níveis de açúcar no sangue, amenizar os ntomas da TPM e da menopausa, por conter aminoácidos essenciais que controlam os hormônios femininos. Também rica em gorduras poli e mono instauradas ajudando na saúde do coração

Gergelim: Seja preto ou branco, cru ou cozido, o gergelim é uma semente versátil. Por ser rico em proteínas, vitaminas do complexo B, minerais como ferro, cálcio, magnésio e também propriedades anti-inflamatórias, o gergelim atua no fortalecimento dos ossos e combate à anemia.

Abóbora: As suas sementes são ricas em proteínas vitamina E é fibras que diminuem os riscos de depressão e controlando a ansiedade. Esse aminoácido ainda reduz sintomas da insônia e estresse. 

Girassol: Elas são ricas em vitamina E, que garantem uma boa saúde para pele e previne o envelhecimento das células, além de conter altos níveis de magnésio, mineral que atua no controle do colesterol e previne as doenças do coração, como infarto e derrame.

Para utilizar as sementes em um plano alimentar saudável, elas podem ser batidas em sucos e vitaminas, ou serem colocadas em sopas, saladas, caldos e cremes, potencializando nutrientes às receitas.

E o centro do Recife é o lugar ideal para comprar esses alimentos  saudáveis com qualidade e com preços muito mais atrativos. Na Rua da Praia, tem a Budega Natural , o Emporio Pura vida , o Empório Ferreira Bandeira entre outras lojas com produtos naturais, fitoterápicos e veganos.

Na área em torno do Mercado São José,  encontramos a emporio bandeira ,  AG Produtos NaturaisPedro e Taty Produtos Naturais  e Tem Tem Ervas Medicinais, que comercializam os produtos a granel,  a partir de 100g. Sem o custo das embalagens típicas dos produtos industrializados e com alto giro de mercadoria, os produtos estão sempre frescos e baratos. Compare e confira!

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