Espaços culturais Turismo

Gabinete português de leitura, 171 anos de cultura luso-brasileira.

Alguns lugares são mágicos por sua arquitetura e pela história que o fez surgir. O centro do Recife tem diversos lugares assim. Um deles é o Gabinete Português de leitura.

Venha com a gente nessa viagem no tempo e saiba como tudo começou.

Em 1850, havia um grande número de portugueses residentes em Pernambuco e, os mesmos, por sua vez, sentiam a falta de um local onde pudessem se reunir para comemorar as datas importantes para o seu país. Então, o  Comendador Miguel José Alves, na época, chanceler do consulado de Portugal em Pernambuco, pensou na possibilidade de fundar o Gabinete Português de Leitura.

Mas coube  ao cirurgião jornalista João Vicente Martins a honra de fundar o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco em 3 de novembro de 1850, em sessão solene no Teatro Apollo.

A primeira sede foi instaladas 15 de agosto de 1851,  na rua da cadeia velha, atual Marquês de Olinda. Dali passou para outro prédio, hoje já demolido, na Rua do Colégio Jesúitas, atual Rua do Imperador.

Somente em  1921 o GPL-PE,  foi instalado na sede atual a rua do Imperador Dom Pedro II, nº 290 onde está até hoje.

O gabinete funciona como uma biblioteca e espaço cultural, promovendo intensas experiências de troca de conhecimentos e de cultura, estreitando os laços de amizade entre Portugal e Brasil.

O Gabinete Português de Leitura é uma instituição cultural sem fins lucrativos, que  se mantém graças a doações de beneméritos do passado e das cotas pagas pelos sócios da entidade. É uma das instituições mais antigas em Pernambuco.

Vale salientar que dentre os três gabinetes de leitura existentes no país é o segundo mais antigo e, após o gabinete carioca , possui o segundo maior acervo, com cerca de 70 mil livros de literatura, história e assuntos gerais.

O espaço promove a realização de solenidades, comemorações, seminários, conferências, exposição de livros, fotografias, pinturas, cursos e projeções cinematográficos portuguesas. E dispõe, também, de uma sala de estudos aberta ao público, com capacidade para cerca de 50 pessoas. A  biblioteca conta também com as edições diárias de jornais de Pernambuco e Portugal.

Inúmeras pessoas o frequentam diariamente, entre estudantes, pesquisadores e outros, para pesquisar e estudar as diversas obras ali expostas_ algumas até mesmo raras dos séculos XVII, XVIII, XIX e também do século XX. As visitas podem ser agendadas através do e-mail: gplpe.1850@gmail.com.

Devemos usufruir do Gabinete Português de Leitura, uma das mais lindas bibliotecas do mundo, apreciar cada detalhe de sua fachada e arquitetura imponentes e de seu impressionante salão de leitura.

O Gabinete Português de Leitura sempre será um espaço especial onde se pode vivenciar as relações bilaterais entre Portugal e Brasil.

    Gabinete Português de Leitura Recife
    ABERTO
    Serviços
    Rua do Imperador Pedro II, 290 - Santana, Recife - PE, Brasil
    Segunda - Sexta: 08:00-17:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atacado

ABERTO

ABERTO

FECHADO

Varejo

ABERTO

Avenida Dantas Barreto, 793 - São José, Recife - PE, Brasil

Segunda - Sexta: 09:00-17:30h
Sábados: 09:00-15:00h

Artigos Relacionados