O Forte do Bom Jesus, mais conhecido como Forte do Brum, no Recife, foi construído pelos donatários da capitania de Pernambuco, no século XVI, para segurança e proteção da barra do porto e da povoação do Recife.
Construção inicial portuguesa, em 1629 foi idealizada teve por objetivo estabelecer a segurança do porto do Recife contra possíveis invasões.
Em 28 de fevereiro de 1630, o forte foi ocupado pelos holandeses que continuaram com a construção (1630-1631) utilizando como material areia, galhos de árvores e óleo de baleia.
Nessa época, recebe o nome de Forte Bruyne – em homenagem ao presidente do conselho administrativo da capitania de Pernambuco, tal nome foi aportuguesado posteriormente pelos para“Brum”.
A Capitania de Pernambuco era alvo de cobiça e ataques de piratas ingleses e franceses, por ter sido uma das capitanias do domínio da coroa portuguesa que mais prosperou e que produzia e vendia produtos como o pau-brasil, algodão e açúcar.
Forte do Brum – um patrimônio nacional
Erguido em uma posição estratégica, que oferecia vantagens defensivas, o Forte do Brum, foi equipado com sete canhões de metais, que permanecem no local. O lugar é cheio de beleza e história. Tem acervo de pinturas, objetos de época, e muito mais. O Forte do Brum é um monumento que testemunhou inúmeros acontecimentos históricos, invasões, revoluções, registrados em Pernambuco, no Brasil e no mundo.
Por ser considerado um marco que guarda há séculos a longa história da Capitania de Pernambuco, e pelo seu relevante valor histórico, foi tombado pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O Museu foi inaugurado no dia 5 de janeiro de 1987, como um espaço de visitação turística e também um local para estudo e reflexão. Atualmente, em suas exposições, presta homenagem ao Soldado Nordestino.
O Museu Militar do Forte do Brum é um dos monumentos mais antigos de Recife, superando 393 anos de existência. Sempre administrado pelo Exército Brasileiro. Museu Militar Forte do Brum
7 respostas
Forte do Brum
Parabéns para o Forte do Brum, e para o Exército Brasileiro por manter essa história coca
Parabéns para o nosso povo!!!
No início dos anos 90 fiz um curso de artes plásticas neste lindo local
Realmente. Um local incrível mesmo.