COMÉRCIO E VAREJO

Estamparia: saiba como compor looks com estampa

Nada como vestir uma roupa estampada para jogar o astral da gente lá para cima, certo? Quem caminha pelo Centro do Recife sabe que não faltam opções nas vitrines para quem curte peças coloridas e cheias de personalidade. Flores, estrelas, folhagens, frutas, animais, formas geométricas… As estampas estão por toda parte, têm tudo a ver com o clima ensolarado da nossa cidade e a moda local.

Mas são tantos elementos e cores diferentes que, às vezes, pode ser até difícil escolher a estampa ideal. Qual é a mais adequada para uma ocasião formal? Qual valoriza o seu corpo? Qual vai combinar melhor com a cor da sua pele e cabelo? Como misturar duas estampas numa produção só? Para responder tudo isso, preparamos uma lista com tudo o que você precisa saber sobre como compor looks com estampa sem nunca mais errar na mão.

Roupa estampada combina com qualquer ocasião?

A resposta pode parecer óbvia: depende da estampa e depende da ocasião. Mas, calma, vamos detalhar tudo para você. Estampas em tamanhos menores são consideradas mais elegantes e, por isso, combinam com ocasiões mais formais. Elas podem, inclusive, ser usadas com mais facilidade no ambiente de trabalho. Neste caso, para não ter erro, uma boa ideia é combinar a peça estampada a uma peça neutra. E como escolher a cor desta peça neutra?, você pode estar se perguntando. Simples: aposte numa cor universal (preto, branco ou azul-marinho, por exemplo) ou repita uma das cores predominantes na estampa que você escolheu.

Para casamentos, bailes de formatura, batizados e outros eventos sociais mais tradicionais, opte por estampas que tenham até três cores. Assim, você não corre o risco de exagerar na dose e chamar muita atenção. Estampas com predominância de tons escuros são ainda mais elegantes. Que tal um vestido de fundo preto com estampa floral?

Estampa emagrece ou engorda? Como valorizar meu corpo?

Simples: use a estamparia como recurso para atrair atenção para as partes do seu corpo de que você mais gosta. Ao invés de se preocupar em esconder o que você não gosta, se concentre no que mais admira em si mesma. É isto que você precisa destacar. Se você quer realçar os quadris, por exemplo, use saias e calças com estampas largas e cores claras. Isso provoca a sensação de maior volume e dá destaque à região.

De uma forma geral, as estampas de maior tamanho – sejam flores, formas geométricas ou motivos tropicais – causam a impressão de maior volume. E as estampas de menor tamanho, por estarem distribuídas com maior distanciamento ao longo do tecido, fazem as medidas do corpo parecerem menores. Ou seja: se quer parecer mais magra, aposte em estamparia de menores proporções.

Eu posso combinar duas peças de roupa estampadas? Como?

Claro que pode! O segredo é harmonizar a combinação através de suas cores principais. Para não ter erro, analise os tons predominantes numa estampa e repita na outra. Assim: digamos que você escolha uma blusa de fundo preto estampada com girassóis, por exemplo. Neste caso, a calça ou saia para complementar o look deverão seguir esse mesmo padrão, com estamparia predominantemente preta ou amarela (cores que se destacam na estampa da blusa).

 

Vale apostar, ainda, em estampas mais neutras, com elementos como listras ou xadrez, seguindo sempre o mesmo truque de repetir os padrões de cores. Na dúvida, prefira listras em preto e branco, que são versáteis e universais. Ao combinar estampas, lembre-se de complementar o look com cinto, sapato e bolsa neutros. Preto ou nude sempre caem bem. Além de investir em acessórios mais discretos, para não correr o risco de exagerar na produção.

E a estamparia animal print, continua na moda?

Sim, as padronagens animal print, que imitam a pele de animais como zebras, onças, cobras e leopardos, são atemporais. Isso significa que nunca vão sair de moda, mesmo que se destaquem menos em determinadas estações. Uma blusa com estamparia de oncinha, por exemplo, é uma peça-chave para se ter no armário, já que pode ser usada em diferentes ocasiões. Basta saber como complementar a produção.

Para o dia a dia de trabalho, por exemplo, a estampa animal print pode ser associada a uma peça mais formal, como uma calça preta de alfaiataria ou um blazer de cor neutra. Para um passeio no fim de semana, a mesma blusinha cai bem com uma calça jeans e tênis branco. Para um encontro a dois, que tal uma saia preta e sandália nude? Para finalizar o look, cabelo preso, acessórios sóbrios e maquiagem neutra são uma boa pedida e agregam um toque de sofisticação.

Mas qual estampa combina mais com minha pele e cabelo?

Primeiro, vamos analisar o seu tom de pele, cabelo, olhos e sobrancelhas. De frente para um espelho, de preferência num cômodo com entrada de luz natural, você vai fazer uma rápida análise de coloração pessoal. Reflita sobre o que combina mais com você: acessórios dourados (tom quente) ou prateados (tom frio)? Roupas marrons (tom quente) ou pretas (tom frio)? Experimente diferentes brincos, colares e blusas, sempre posicionando as peças próximas ao seu rosto. Quais te deixam com aparência pálida? Quais fazem você parecer mais corada? Quais chamam mais atenção para as suas olheiras? E quais fazem seu sorriso parecer mais iluminado? Tome o tempo que precisar, sem pressa. Você pode anotar as respostas se preferir.

Ao encontrar sua cartela de cor (fria ou quente), é só repetir essa combinação como uma receita de bolo. Priorize as estampas que melhor harmonizem com os seus tons naturais, cores quentes para cartelas quentes e cores frias para cartelas frias. Estampas azuis sobre um tecido preto, por exemplo, são ideais para quem tem pele e cabelo em tom frio, com maior contraste. Estampas de flores vermelhas sobre um tecido de fundo cor-de-rosa, por outro lado, combinam mais com quem tem paleta natural de tons quentes, com menor contraste.

Agora que você entendeu tudo o que precisava sobre estamparia e já sabe como montar seu look estampado sem abrir mão da sua personalidade e sem exagerar na dose, confira nosso guia virtual para mais dicas de moda e descubra todas as lojas que o Centro do Recife tem para te receber.

 

FECHADO

ABERTO

FECHADO

Rua Santa Rita, 117 - São José, Recife - PE, Brasil

Segunda - Sexta: 08:00-17:00h
Sábados: 08:00-15:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Varejo
Nada como vestir uma roupa estampada para jogar o astral da gente lá para cima, …
Turismo
Turistas e moradores do Recife possuem várias formas de saber mais sobre a histó…
Atacado
Uma das coisas mais importantes na hora de vender um produto é o cuidado com a …
Varejo
Quem trabalha em atividades que envolvem algum risco precisa estar atento ao uso dos Equipamentos …
Varejo
Quem transita pelas ruas do Centro do Recife certamente conhece a Farmácia Dr. Sabino …
Turismo
Não tem jeito, que ouve o frevo seja em que lugar do mundo for, …