cultura Espaços culturais

No dia de Portugal, descubra o Gabinete Português de Leitura.

No calendário oficial de Portugal, há pouco mais de 10 feriados nacionais. Um deles, em especial, tem nome extenso e repercute em todo canto do mundo onde more um português: é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em 10 de junho.

A data faz referência a provável morte de Luís Vaz de Camões, considerado o maior poeta da língua portuguesa, em 1580.

Aqui, em Pernambuco, mais especificamente em Recife, a presença portuguesa foi marcante e a participação da comunidade lusitana no cotidiano da cidade foi responsável por diversas iniciativas que permanecem até hoje servindo a brasileiros e portugueses.

Dentre essas obras podemos citar diversos estabelecimentos comerciais, como Casa dos Frios, Ferreira Costa, Restaurante Leite, Ferreira Pinto, Armazém Junqueira, Restaurante Tasca, Filipe e todas as padarias da cidade, entre outros.

Como patrimônio cultural, os portugueses construíram em Recife, um dos 03 Gabinetes de leitura existentes no Brasil, sendo os dois outros em Salvador e no Rio de Janeiro. E foi no Gabinete Português de Leitura que surgiu a ideia de mais dois outros locais que levam o nome de Portugal no sangue e no nome: Clube Português do Recife e Real Hospital Português.

Já contamos por aqui a história do  Gabinete português de leitura.

Recentemente, fomos visitar o local e descobrimos mais um pouco da importância dos portugueses na construção da nossa história atual. E o legado que deixaram para todos os brasileiros.

Em uma conversa com Dayse Paraiso, uma das responsáveis pela catalogação do acervo e tiramos algumas dúvidas pra você que deseja visitar esse grande patrimônio cultural.

RC – Como você definiria o Gabinete?

Dayse: Como uma instituição cultural com acervo bibliográfico, relíquias e cultura portuguesa. Sua biblioteca é  sem dúvida, uma das mais importantes do Recife. Além da biblioteca, temos auditórios, anfiteatro e uma sala com bustos, quadros, réplicas e partes da hélice do  primeiro avião a fazer a travessia do Atlântico Sul, pilotados por Sacadura Cabral e Gago Coutinho. A viagem durou setenta e nove dias,  representando um grande marco para aviação mundial.

RC – Qual o tamanho do acervo de livros e periódicos?

Dayse:  O  acervo conta com  aproximadamente 80.000 livros de obras literárias portuguesas, brasileiras e estrangeiras no geral, possuindo obras de escritores renomados a pesquisadores, professores, estudantes universitários entre outros. Possui obras raras do século XVII, XVIII, XIX.   A consulta é gratuita  tem o auxílio da bibliotecária e da assistente de biblioteca. É preciso fazer um cadastro para ter acesso ao acervo e realizar a pesquisa. Alguns livros mais raros são cuidadosamente guardados e preservados.

Além disso é  possivel encontrar o Diário de Pernambuco e Jornal do Comercio e os jornais de Portugal Diário de Aveiro e Jornal de Vila do Conde. A Instituição mantém parceria também com Macau (Ásia),  recebendo mensalmente suas publicações.

RC – O que é feito para preservar o espaço?

Dayse: Existe manutenção constante em todas as salas, estrutural e de higienização. Também é realizada detetização frequente e vigilância para preservação.

RC – É possível utilizar as dependências para estudos? 

Dayse: Mediante agendamento é possivel realizar consultas e estudos no espaço A sala é climatizada e conta com Wi-Fi e um computador. Atualmente, possui cerca de 31.698 títulos que vão sendo atualizados constantemente e que podem ser consultados pelos usuários em nosso catálogo online. Além de demais livros ainda em processo de organização e catalogação. Para solicitar a obra para consulta basta enviar um e-mail para biblioteca, informando: assunto, autor, ano etc.

Como poder ser agendada a visita ao GPL?

Dayse: Através do site da GPLPE.  As datas e horários das visitações são divulgadas mensalmente na guia agenda do site e no  instagram, com as informações necessárias para efetuar o agendamento.

RC –  Quais são os valores para visitação?

Dayse: Público em geral e colégios particulares:   Inteira: R$ 8,00 | Meia*: R$ 4,00 * Pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos têm direito a meia entrada, mediante comprovação.   Crianças com  até 07 anos e guias de turismo tem entrada gratúita

RC –  É possível realizar outros tipos de eventos?

Dayse: Sim. Já foram realizados lançamentos de livro, recitais e encontros culturais.  O agendamento e valores  podem ser tratados pelo e-mail para biblioteca: gplpe1850@gmail.com

RC – Como se mantém um espaço tão grandioso?

Dayse: O Gabinete Português de leitura é uma instituição cultural sem fins lucrativos, não recebe subsídios oficiais e se mantém graças a doações de beneméritos do passado e das cotas pagas pelos sócios da entidade.

RC – São realizadas comemorações no dia de Portugal?

Dayse: Tradicionalmente, no dia de hoje, é realizado um grande evento para a diretoria e convidados, comemorando esse dia histórico com muita poesia, música e comidas típicas de Portugal.

Então agora é comemorar.
Viva Portugal e toda a comunidade portuguesa e Pernambuco. Os nossos parabéns bem arretado e bem luso- brasileiro.

 

 

    Gabinete Português de Leitura Recife
    ABERTO
    Serviços
    Rua do Imperador Pedro II, 290 - Santana, Recife - PE, Brasil
    Segunda - Sexta: 08:00-17:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atacado

ABERTO

ABERTO

FECHADO

Varejo

ABERTO

Avenida Dantas Barreto, 793 - São José, Recife - PE, Brasil

Segunda - Sexta: 09:00-17:30h
Sábados: 09:00-15:00h

Artigos Relacionados