Espaços culturais

Conheça o IAHGP, o instituto mais antigo do Brasil

No mês em que o IAHGP (Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco) completa 160 anos de vida,  homenageamos esse grande patrimônio do nosso estado, contando um pouco da sua origem e acervo. Afinal, para entender o desenrolar da evolução social é necessário o estudo de cada momento histórico.

O IAHGP (Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco) é referência nacional e internacional, com riquíssima contribuição constante de seus acervos. 

Uma sessão solene foi realizada na Academia Pernambucana de Letras, no dia 02 de julho, para celebrar a data. A solenidade contou com a presença de autoridades, intelectuais, políticos e público em geral. Durante o  evento comemorativo aconteceram concertos musicais, entrega de medalhas e recitais de poesia.

A história do instituto que preserva a nossa história

A fundação do IAHGP foi em 1862, sendo o mais antigo instituto histórico regional do Brasil, e a segunda instituição dedicada à história do nosso país, em atividade.

Inicialmente funcionou no convento do Carmo, depois no mosteiro de São Francisco e posteriormente em um prédio na praça da Concórdia. Permaneceu, de 1912 a 1991 nas dependências do Ginásio Pernambucano, encerrando sua vida nômade com a mudança definitiva para o prédio da rua do Hospício, um casarão com dois andares, na área central da cidade e próximo ao Teatro do Parque.

O que encontrar no IAHGP?

O visitante encontrará sob a guarda do Museu, documentos e relíquias, preciosas fontes para a historia pernambucana, por exemplo, uma coluna em pedra com o brasão e a coroa portuguesa, datado de 1535, um marco divisório entre as capitanias de Pernambuco e Itamaracá; o brasão de armas de Duarte Coelho; bustos de Frei Caneca, Alfredo de Carvalho, Mário Melo, entre outros, uma canhão holandês de bronze, retratos a óleo e quadros de personalidades como Maurício de Nassau, Dom Pedro II, o Conde da Boa Vista, painéis sobre as guerras dos Guararapes, estampas do recife antigo, mobiliário, enfim, uma gama enorme de coisas para conhecer a historia pernambucana; tudo isso tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Mas você acha que acabou aí? De forma alguma. O Instituto é riquíssimo de cultura e informação, possui uma biblioteca de acervo importantíssimo com obras de raridade para a história pernambucana. E, desde 1863, publica a Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, que é um dos mais importantes periódicos do Brasil, abordando o resgaste e memória do nosso passado.

O IAHGP funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. O valor da entrada atualmente, é de R$ 2,00. E só é necessário agendamento prévio para grupos ou escolas. 

Gostasse?  Queres saber sobre algum prédio específico do centro do Recife? comenta ai e acompanha as nossas redes sociais que sempre tem novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FECHADO

ABERTO

FECHADO

ABERTO

Galeria 910 - Avenida Dantas Barreto - São José, Recife - PE, Brasil

Segunda - Sexta: 08:00-18:00h
Sábados: 08:00-14:00h

Artigos Relacionados