Varejo

Casas Leão – 83 anos de tradição, força e resistência.

Quando você está caminhando pelas ruas do centro do Recife,  a casa numero 19, da Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos,   próximo a Avenida Guararapes, se  destaca  em meio ao burburinho e aos prédios gigantes da cidade. Trata-se da Casas Leão, uma das lojas mais antigas e com uma das fachadas mais exóticas da capital. Logo na entrada, animais esculpidos em alto relevo espalhados por suas paredes.

Estamos falando do primeiro estabelecimento especializado em produtos agropecuários do Estado de Pernambuco. O dono relata que pessoas de todo o estado, realizavam a compra dos insumos na Casa Leão.

À época de sua instalação o prédio já contava com 170 anos e foi idealizada por dois caçadores de animais silvestres, isso lá na década de 1930. Antes das primeiras leis proibitivas eram comercializados macacos, veados e gaviões, mas nunca teve leão de verdade.

Atualmente a Casas Leão conta com seus fieis clientes, que confiam no conhecimento e nos produtos vendidos na loja, o que permite a continuidade de seu funcionamento mesmo com a globalização do mercado Pet.

O prédio pertence à prefeitura do Recife e  o atual proprietário, que possui a posse de fato, poderia tornar-se dono por meio de ação de usucapião, mas entende fazer uso de um bem cultural e prefere mantê-lo com proteção municipal.

O estabelecimento conta com oitenta e três anos de historia e até hoje pratica um atendimento pessoal e simples. Então, o que você está esperando para fazer  essa viagem no tempo em pleno 2022? Incentivar a continuidade peculiar do comércio, e manter vivo esse pedacinho de Recife?

Em meio a selva de pedra, que é a cidade grande, a Casa Leão reina na resistência ao tempo e na longevidade da sua estrutura.

11 respostas

  1. Muito bom conhecer. Não posso ir aí por conta de dificuldade de estacionar. Mas conheço a Rua. Nunca olhei pra cima e portanto não vi a beleza do edifício. E a gente tem medo de caminhar por aí. Infelizmente.

  2. Muito bom saber que ainda existe comércio que resiste ao tempo, sempre vi essa loja mas não conhecia a história, em breve vou fazer uma visita pois tenho pets👏👏👏

  3. Fantástico. Tenho uma memória afetiva muito linda desse lugar onde ia com a minha mãe desde muito pequena. Outro dia passei na casa Leão e achei que tinha fechado, fico feliz por saber que ainda está firme e forte. Parabéns.

  4. Amo a história das edificações do Re ife e Olinda,um outro dia me chamou a atenção o nome da loja e a escultura do Leão e a data de inauguração, então entrei na loja e me falarão a história da loja.
    Gostei do artigo dr vc e precisa ser feita esse resgate sobre a história do comércio local.

  5. Acho tão lindo essas paredes e não sabia que ainda funciona como loja! E tantas vezes já fiquei admirando esses leões que como a minha cidade Carpina tbm e representante d leões e de um Carpinteiro.deveria ser restaurado e tombado .

  6. A CASA LEÃO, é uma relíquia q reina imoerativa n centro da cdd, em meio ao progresso! Espero q conserve esta cada e mt mais ainda esta fachada maravilhosa, como parte do conjunto arquitetônico de Recife antigo , de época! Afinal, são 83a de vida! Vida longa a Casa Leão!!! Bela matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atacado

ABERTO

ABERTO

FECHADO

Varejo

ABERTO

Avenida Dantas Barreto, 793 - São José, Recife - PE, Brasil

Segunda - Sexta: 09:00-17:30h
Sábados: 09:00-15:00h

Artigos Relacionados