Pontes históricas

Buarque de Macedo, a maior ponte do centro

Nossa caminhada pelas pontes recifenses tem mais um capítulo, iniciamos pela mais antiga do Brasil, a Ponte Maurício de Nassau,  seguimos para a  Ponte da Boa Vista , depois chegamos na  Ponte Santa Isabel,  passamos pelo Ponte do Limoeiro  e agora vamos conhecer a Ponte Buarque de Macedo.

Situada no bairro do Recife, essa ponte faz a ligação entre a Avenida Rio Branco e a Praça da República, logo acima do encontro entre os rios Capibaribe e Beberibe.

O seu nome é uma homenagem a Manoel Buarque de Macedo, político e engenheiro pernambucano, que foi Ministro dos transportes e ordenou a construção da ponte naquele local.

Em meados do século XIX, a cidade do Recife era a terceira cidade do Brasil com uma população de aproximadamente 50.000 habitantes e com esta contingência, enfrentava problemas com o abastecimento de água por não possuir um sistema de água encanada.

Inicialmente foi construída uma ponte de madeira, em 1845, que foi chamada de Ponte provisória. O  objetivo era servir de passagem dos canos de água da Companhia Beberibe, para o bairro do Recife. Assim nasceu a ponte.

A maior ponte do centro do Recife

É a mais extensa da cidade, com  cerca de 288 metros. Ao longo dos anos, passou por inúmeras reformas, até que  1890  mudou a sua função principal para servir como via de transporte, como permanece até hoje.

Um cartão postal do Recife, com vista para um dos mais belos por do sol.

A ponte Buarque de Macedo é mais um dos cartões postais do nosso centro. Um belo local onde turistas e os recifenses ainda costumam tirar fotos e admirar a vista maravilhosa, resgatando as memórias de séculos passados num cenário histórico e poético.

Gostou de saber? Semana que vem teremos mais uma ponte em destaque.

Nos siga nas redes sociais e comente sobre o texto.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FECHADO

ABERTO

FECHADO

ABERTO

Galeria 910 - Avenida Dantas Barreto - São José, Recife - PE, Brasil

Segunda - Sexta: 08:00-18:00h
Sábados: 08:00-14:00h

Artigos Relacionados