Nossa caminhada pelas pontes recifenses tem mais um capítulo, iniciamos pela mais antiga do Brasil, a Ponte Maurício de Nassau, seguimos para a Ponte da Boa Vista , depois chegamos na Ponte Santa Isabel, passamos pelo Ponte do Limoeiro e agora vamos conhecer a Ponte Buarque de Macedo.
Situada no bairro do Recife, essa ponte faz a ligação entre a Avenida Rio Branco e a Praça da República, logo acima do encontro entre os rios Capibaribe e Beberibe.
O seu nome é uma homenagem a Manoel Buarque de Macedo, político e engenheiro pernambucano, que foi Ministro dos transportes e ordenou a construção da ponte naquele local.
Em meados do século XIX, a cidade do Recife era a terceira cidade do Brasil com uma população de aproximadamente 50.000 habitantes e com esta contingência, enfrentava problemas com o abastecimento de água por não possuir um sistema de água encanada.
Inicialmente foi construída uma ponte de madeira, em 1845, que foi chamada de Ponte provisória. O objetivo era servir de passagem dos canos de água da Companhia Beberibe, para o bairro do Recife. Assim nasceu a ponte.
A maior ponte do centro do Recife
É a mais extensa da cidade, com cerca de 288 metros. Ao longo dos anos, passou por inúmeras reformas, até que 1890 mudou a sua função principal para servir como via de transporte, como permanece até hoje.
Um cartão postal do Recife, com vista para um dos mais belos por do sol.
A ponte Buarque de Macedo é mais um dos cartões postais do nosso centro. Um belo local onde turistas e os recifenses ainda costumam tirar fotos e admirar a vista maravilhosa, resgatando as memórias de séculos passados num cenário histórico e poético.
Gostou de saber? Semana que vem teremos mais uma ponte em destaque.
Nos siga nas redes sociais e comente sobre o texto.
4 respostas
Top demais iniciativa e o conteúdo
Execelentes matérias sobre o Recife e suas características unicas. Parabéns!!.
Obrigado pelo elogio.
Muito obrigado por suas palavras!