memorial Órgãos Públicos

Uma viagem no tempo: A história do Grande Hotel que se tornou o Fórum Thomaz de Aquino

Um dos prédios mais charmosos do centro: a história do Fórum Thomaz de Aquino

Próximo ao Cais de Santa Rita, um prédio imponente, grandioso  e movimentado chama atenção. Trata-se do Fórum Thomaz de Aquino. Como tantos outros, esse também tem muita nostalgia e beleza.

Vamos saber um pouco da história de um dos prédios mais famosos do centro do Recife. Tudo começou com o Grande Recife Hotel, inaugurado em 1938, pelo empresário Alberto Quatrini Bianchi.

Inspirado no famoso Copacabana Palace, o hotel dispunha de 131 acomodações, entre as quais, apartamentos de alto padrão de luxo com mobiliário refinado, quartos com instalações comuns, lojas no andar térreo e anexos destinados a pequenas indústrias.

Considerado o mais luxuoso do Recife, no início do século passado, funcionou também como cassino até 1946.  Tinha entre os destaques o Salão Azul, local dos eventos mais elegantes da cidade, tornando-se um importante ambiente de convivência social e político da elite pernambucana.

Hospedou  incontáveis autoridades políticas e celebridades famosas, tanto nacionais quanto estrangeiras, como o presidente norte-americano Dwight Eisenhower, o presidente francês Charles De Gaulle, o imperador da Etiopia Haile Sallasie, o cineasta Orson Welles e os atores Errol Flynn e Libertad Lamarque, além da delegação da seleção iugoslava durante a Copa do Mundo de 1950.

Em 1947, foi arrendado por cinco anos pela companhia Pan American. Depois disso, em 1955, passa a  ser administrado pelo do Grupo Montes Hotéis.

Após treze anos depois, em 1968, o local começou a ser gerido pelo Governo do Estado, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), sendo posteriormente, em 1992, desativado. Sendo, em seguida, cedido ao Poder Judiciário Estadual.http://tjpe.jus.br

Hoje no local, funciona um dos maiores fóruns da capital e, também o Salão de Sessões das Câmaras Criminais do Tribunal.: o Fórum Thomaz de Aquino, que recebeu esse nome em homenagem a uma das figuras mais importante do Judiciário Pernambuco, conseguindo se destacar pela sua conduta e ética.

Como vimos, a história do Fórum Thomaz de Aquino representa um empreendimento de grande relevância para  a cidade do Recife. Pois serviu e, ainda continua servindo, à sociedade pernambucana em dois propósitos distintos, separados pela linha do tempo.

Antes, no século passado, para proporcionar-lhe lazer, convivência social e a estadia confortável de um hotel de luxo. Hoje, para assegurar-lhe o acesso à Justiça e a garantia dos direitos constitucionais dos cidadãos pernambucanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Atacado

ABERTO

ABERTO

FECHADO

Varejo

ABERTO

Avenida Dantas Barreto, 793 - São José, Recife - PE, Brasil

Segunda - Sexta: 09:00-17:30h
Sábados: 09:00-15:00h

Artigos Relacionados